Cultura e Antibiograma - Secreção de Nasofaringe ou Nasal
Instruções para paciente
Preparo do cliente: a coleta deve ser feita antes do uso de produtos tópicos.Coleta nasofaringe: introduzir um swab flexível estéril pelo meato nasal, paralelo ao palato superior, buscando atingir o orifício posterior das fossas nasais, tentando evitar tocar o swab na mucosa da narina. Ao sentir o obstáculo da parede posterior da nasofaringe (neste momento ocorre lacrimejamento), fazer um discreto movimento circular e retirar o swab. Recolocar o swab no tubo com meio de transporte (Cary Blair ou Stuart) introduzindo-o na geléia até o fundo do tubo.
Coleta nasal: a coleta deve ser feita antes da aplicação de qualquer produto tópico e/ou antimicrobianos. Remover secreções purulentas ou crostas com gaze estéril porque nestes locais a possibilidade de isolamento é pequena devido às más condições de nutrição do local. Introduzir o swab na narina com lesão. Friccionar o local da lesão, sem atingir as coanas. Quando não houver lesão aparente coletar um swab de cada narina. Recolocar o swab no tubo com meio de transporte (Cary Blair ou Stuart) introduzindo-o na geléia até o fundo do tubo.
Conservação e transporte - o material que não for semeado dentro do período de 15 minutos deve ser mantido em meio de transporte adequado (Cary Blair ou Stuart), fornecido pelo laboratório. Não deve ser refrigerado.