Cultura e Antibiograma - Secreção de Orofaringe
Instruções para paciente
Preparo do Cliente - a coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, antes da ingestão de alimentos líquidos e/ou sólidos, antes do uso de qualquer produto tópico, e preferencialmente antes da administração de antimicrobianos sistêmicos.Coleta - orientar a coleta para as áreas hiperemiadas, sem pus ou material necrótico, pois a coleta realizada nestas áreas inviabiliza o isolamento de germes patogênicos. Nesses materiais a presença de substâncias tóxicas inibidoras e a restrição nutritiva impedem a sobrevivência de microorganismos mais exigentes. Outro cuidado importante é evitar que o swab toque a língua ou bochechas, a saliva é rica em micróbios da flora normal, que prejudicam o isolamento dos patogênicos.
Com iluminação adequada, abaixar a língua do cliente com uma espátula. Passar o swab nos locais hiperemiados (faringe posterior, pilares direito e esquerdo e amígdalas) ou nos locais após a remoção de placas e/ou membranas. Recolocar o swab no tubo com meio de transporte (Cary Blair ou Stuart) introduzindo-o na geléia até o fundo do tubo.
Conservação e Transporte - o material que não for semeado em 15 minutos, deve ser mantido em meio de transporte adequado (Cary Blair ou Stuart). Não deve ser refrigerado.
Bacterioscopia - coletar um swab sem meio de transporte e fazer o esfregaço imediatamente em duas lâminas de vidro limpas, esfregando o swab duas vezes sobre cada lâmina. Esperar secar. Embrulhar as lâminas em papel ou colocá-las em envelope próprio. Lâminas preparadas após 15 minutos da coleta podem alterar significativamente a qualidade do material (com morte da bactéria e destruição celular) e, consequentemente, o resultado.
Exame a fresco - usar um swab sem meio de transporte. Após a coleta, colocar o swab no tubo suporte e acrescentar 5 gotas de salina estéril. Realizar o exame imediatamente.