Instruções do Exame

Cultura e Antibiograma - Secreção Uretral

Instruções para paciente

- A coleta deverá ser realizada preferencialmente pela manhã, antes de urinar ou pelo menos 4 horas sem urinar.
- Preferencialmente a coleta não deve ser feita durante a período menstrual;
- As pacientes com uso de óvulos ou cremes vaginais só devem fazer a coleta após 48 horas (dois dias) do término do tratamento;
- Paciente não deve submeter-se a exame ultrassonografia transvaginal nas 24 horas anteriores à coleta;
- Paciente não deve manter relações sexuais nas 24 horas anteriores à coleta;
- Banhar-se normalmente pela manhã, sem uso de ducha interna.

Homens: Orientar o paciente para retrair o prepúcio e, exercendo pressão sobre o pênis, voltá-lo à posição original. Repetir a operação caso não seja possível visualizar secreção; limpar o excesso de secreção com uma gaze estéril; introduzir o swab com haste metálica no canal uretral (1 a 2 cm) e aplicar movimentos rotatórios. O material deve ser encaminhado em meio de transporte ou já semeado em meio de cultura apropriado.

Mulheres: Inserir um swab fino com haste flexível cerca de 2 cm do canal uretral, fazer movimentos rotatórios e remover o swab. O material deve ser encaminhado em meio de transporte ou já semeado em meio de cultura apropriado.